Bem-vindo ao website de Relações com Investidores da Saneago
PT EN
Central de Atendimento 0800 645 0115
Últimas Atualizações

Identidade Organizacional

ESTRATÉGIA CORPORATIVA

Estratégia deve ser entendido como aquilo que a Saneago decide fazer, considerando a sua relação com o ambiente na qual se encontra inserida com a seguinte finalidade: realizar a sua Missão e concretizar a sua Visão. Ela deve ser entendida como o “Conjunto de diretrizes, objetivos, finalidades e planos para garantir o sucesso da Missão. Além disso, convém que a estratégia seja vista como um plano uniforme e integrado, que é estabelecido para assegurar o alcance dos objetivos básicos da empresa. A Estratégia da Saneago é baseada em sua Missão, Visão e Valores e concretizada por meio do conjunto de objetivos, metas e ações. Este conjunto é idealizado pela Alta Administração e validado pela sua Força de Trabalho de forma integrada e participativa, postulado de forma a definir em que situação a Organização se encontra, o que ela deseja e o que ela será no futuro.

MISSÃO ORGANIZACIONAL

A Missão Organizacional tem a finalidade de traduzir o sistema de valores e a filosofia da Saneago, fundamentar o seu propósito e declarar para todas as Partes Interessadas, a nossa razão de ser e o papel na Sociedade. A Missão foi elaborada pela SUPLA durante o processo do Planejamento Estratégico 2019 levando em consideração dois aspectos:

a) Comprometimento com a sustentabilidade da Companhia e o desenvolvimento da Sociedade;
b) Declaração dos serviços oferecidos à Sociedade

A definição foi por meio de um processo eletrônico de escolha, a partir de cinco propostas encaminhadas para todos os empregados da Companhia, durante a pesquisa de satisfação dos empregados de 2019 e contou com a participação de 1583 empregados de todas as UOs da empresa. Após, a Missão foi aprovada pelo Conselho de Administração e estabelecida e documentada no Manual do SGI – MI00.0001. A Missão da Saneago é:

“PRESTAR SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO PROMOVENDO QUALIDADE DE VIDA E GERANDO RESULTADOS COM SUSTENTABILIDADE”

VISÃO ORGANIZACIONAL

A Visão Organizacional tem a finalidade de retratar o estado futuro desejado da Saneago, em um tempo definido e demonstrar para todas as Partes Interessadas o que ela vislumbra atingir em termos de ambição de mercado. A Visão foi definida durante o processo do Planejamento Estratégico 2019 e foi aprovada pelo Conselho de Administração. Ela está estabelecida e documentada no Manual do SGI – MI00.0001.A Visão da Saneago é:

“ATÉ 2029, SER REFERÊNCIA EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NO BRASIL”

VALORES ORGANIZACIONAIS

Os Valores Organizacionais tem a finalidade de expressar a identidade da Saneago tanto para as pessoas (sua Força de Trabalho) quanto para todas as outras Partes Interessadas. Os Valores Organizacionais compreende um conjunto de diretrizes que demonstram as atitudes, os resultados e os comportamentos esperados e definidos pela Organização. O conjunto dos Valores Organizacionais é uma importante ferramenta que busca assegurar um relacionamento duradouro e de confiança com suas Partes Interessadas. Eles foram elaborados pela SUPLA durante o processo do Planejamento Estratégico 2019 levando em consideração os seguintes aspectos:

a) Competência: capacidade decorrente de conhecimento sobre determinado assunto;
b) Governança: Capacidade de governar (voltado para ética e compliance);
c) Desempenho e desenvolvimento profissional;
d) Qualidade de produtos e serviços;
e) Qualidade de Vida e Desenvolvimento pessoal.

A definição foi por meio de um processo eletrônico de escolha, a partir de 31 propostas encaminhadas para todos os empregados da Companhia, durante a pesquisa de satisfação dos empregados de 2019 e contou com a participação de 1618 empregados de todas as UOs da empresa. Após, a Missão foi aprovada pelo Conselho de Administração e estabelecida e documentada no Manual do SGI – MI00.0001. Os Valores Organizacionais são os seguintes:

COMPROMETIMENTO – Empenho e engajamento na execução de nossas atividades. Nossas ações devem ser baseadas na busca pela defesa dos interesses da Saneago, tendo sempre o objetivo de aumentar a eficiência e atingir a excelência na condução do próprio negócio.
ÉTICA – Agir sempre agir em prol do interesse comum de forma sincera, adequada e íntegra, visando o respeito às pessoas, à pluralidade cultural, à diversidade humana e à variedade de pensamentos.
AGILIDADE – Buscar realizar nossas atividades no tempo necessário. A agilidade é fruto do foco, eficiência e organização para atingir os objetivos e resultados esperado.
COMPETÊNCIA – Atuar com habilidade e saber.
CONFORMIDADE – Atender as normas e os regulamentos vigentes. Nas nossas ações devemos agir em conformidade com a legislação e com as normas internas da Companhia.
COLETIVIDADE – Agir em prol do interesse comum. Para isso, devemos buscar a colaboração mútua e a interação com o intuito de alcançar a unidade e o alinhamento através da troca de experiências entre as unidades organizacionais, compartilhando conhecimento, práticas, estruturas e soluções.
SUSTENTABILIDADE – Buscar minimizar os impactos causados pelas nossas atividades. Todas as ações devem levar em conta o compromisso com os objetivos social, ambiental e econômico-financeiro.
TRANSPARÊNCIA – Buscar ser claro e ágil na divulgação de informações. Devemos ser claros e ágeis na divulgação de informações sem prejuízo da confidencialidade e privacidade.

POLÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO DA SANEAGO

A Política do Sistema de Gestão Integrado da Saneago foi desenvolvida a partir da análise de cenário do Planejamento Estratégico e da ideologia (Valores e Princípios) da Saneago. Ela tem a intenção de orientar para a definição das diretrizes estratégicas (base para o estabelecimento dos objetivos estratégicos). Ela foi aprovada pelo Conselho de Administração em 2019, sendo estabelecida e documentada no Manual do SGI – MI00.0001. A Política do SGI é a seguinte:
GARANTIR A QUALIDADE DOS SERVIÇOS prestados por meio da melhoria contínua do sistema de gestão conforme as exigências legais.
PROMOVER UM MODELO DE ORGANIZAÇÃO, funcionamento e gestão, apoiado em eficiência, qualidade, transparência e ética.
PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO E BEM-ESTAR da Força de Trabalho por meio do aprendizado organizacional e inovação.

CADEIA DE VALOR DA SANEAGO

A Cadeia de Valor deve ser entendida como o conjunto de atividades realizadas pela Saneago com o objetivo de criar valor para suas Partes Interessadas. A Cadeia de Valor da Saneago foi definida durante o processo de elaboração do Planejamento Integrado e foi expressa em forma de figura baseada no modelo de Michael Porter, organizada em três macroprocessos que interagem e se relacionam:

Negócio (Atividade fim da Saneago)
São os processos que agregam valor diretamente aos Clientes, que representam as atividades essenciais para que a Saneago cumpra a missão fixada para o seu negócio. Aqui são agregadas aquelas operações que estabelecem a percepção de valor que os Clientes possuem em relação à marca, aos produtos e serviços da Saneago de modo que sejam inteiramente ligadas à experiência de consumo ocorrida.

Apoio (Processos de Suporte)
São os processos que tem a função de oferecer reforço para os processos do negócio, colaborando com a sua boa realização. Também servem de apoio a outros processos de apoio e também para os processos de gestão. Os processos de apoio conferem valor para outros processos e não diretamente para o Cliente. Além disso, esses processos são caracterizados por sua estrutura especializada e funcional.

Gestão (Processos de gerenciamento)
São os processos que contemplam as medições, monitoramento, controles e gestão do negócio, ditando influência direta na capacidade de realização das atividades de maneira que a Saneago atue conforme seus objetivos e metas de desempenho. Os processos de gestão também não entregam valor diretamente ao Cliente, mas buscam garantir que os outros processos sejam cumpridos e os seus objetivos sejam alcançados.

Última atualização em 29 de setembro de 2021