Bem-vindo ao website de Relações com Investidores da Saneago
PT EN
Central de Atendimento 0800 645 0115
Últimas Atualizações

Ética e Integridade

Ética e Integridade

A Saneago tem uma preocupação com toda a sociedade que a integra, seja essa sociedade interna, por meio de seus colaboradores, ou externa, através dos clientes, fornecedores, etc. Em face disso, busca o constante aprimoramento de seu modelo de governança e conformidade. O intuito é garantir que possam ser aplicadas na prática, em todo o negócio da Companhia, a ética, a responsabilidade e a transparência.

Integridade tem um conceito muito mais amplo do que, simplesmente, seguir regras e leis. Ser íntegro é fazer o que é certo para você e para os outros. E isso vale para todos, dentro e fora da Companhia.

A ética e a integridade são os alicerces sobre os quais os empregados da Saneago constroem a sua carreira. São fundamentos que se transformam em atitudes no dia a dia. A Empresa prevê a ética e a transparência como seus valores expressos.

A Companhia conta com um Programa de Compliance, que é composto por atividades estabelecidas de maneira a assegurar aderência e cumprimento às normas externas e internas. Ele visa fortalecer a mitigação dos riscos à consecução dos objetivos da Companhia, nos seguintes aspectos: eficácia e eficiência; confiança, oportunidade e transparência; cumprimento de normas, leis e regulamentações.

O Código de Conduta e Integridade da Saneago é o documento norteador para todos os empregados com relação às atitudes que devem ser adotadas, seja com o público interno e/ou externo. Nele, estão contidas as diretrizes para as demais políticas e documentos normativos da Companhia. É através dele, também, que a Saneago reforça seu compromisso de não permitir nem compactuar com situações de conflitos de interesse, fraude e corrupção, bem como preconceito, assédio e abuso em qualquer nível hierárquico. Isso vale para todos os públicos internos e/ou externos, assegurando que, assim que identificarem situações que violem os princípios expressos no Código de Conduta e Integridade, possam relatá-las por meio do canal de denúncias presente no site da Saneago, com garantia de sigilo e anonimato.

Além disso, a Empresa zela pela preservação da ética nos serviços públicos, pela manutenção do ambiente de trabalho saudável e livre de comportamentos ilegais e/ou inadequados. Dessa forma, é encorajada a denúncia de quaisquer ações que sejam contrárias aos seus princípios, sem receio de retaliação.

Além do Código de Conduta e Integridade, a Saneago investe na estruturação de políticas de inclusão e apoio à diversidade. Uma das iniciativas nesse sentido é o Comitê Permanente para Questões da Mulher e Diversidade, que foi reestruturado em 2019 por meio da Portaria nº176/2019. O grupo está alinhado aos esforços regionais e internacionais de avançar na promoção e na valorização da pluralidade dentro das organizações, aumentando ainda o reconhecimento da liderança e da participação feminina.

Outros projetos importantes são a Comissão de Inclusão da Pessoa com Deficiência, instituída por meio da Resolução da Diretoria nº 56/2019, e a parceria para contratação de funcionários via Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), existente desde 1998. A Saneago, inclusive, foi pioneira nesse tipo de contratação e é hoje a segunda empresa no estado com o maior número de contratações com a instituição.

No mais, em prol da inclusão dos clientes, a Companhia investiu no pioneirismo com a emissão de faturas em braile para pessoas com deficiência visual, lançando esse serviço em 2011. E o site da Empresa conta, ainda, com diversos recursos de acessibilidade.

A Saneago está presente no Ranking de Compliance Público em todos os seus quatro eixos: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. O programa destaca as melhores práticas de compliance público, garantindo a preocupação com a sociedade e o alinhamento com seus princípios norteadores.

A Companhia foi reconhecida com o prêmio Goiás Mais Transparente, promovido pela Controladoria Geral do Estado (CGE) em parceria com o Tribunal de Contas de Goiás (TCE). A premiação, que reconhece os esforços dos órgãos e empresas em busca da excelência em transparência, busca estimular também o aperfeiçoamento contínuo para o atendimento de exigências legais e das melhores práticas de entrega de informações para sociedade.