Bem-vindo ao website de Relações com Investidores da Saneago
PT EN
Central de Atendimento 0800 645 0115
Últimas Atualizações

Faça seu papel

Faça seu papel

O Faça Seu Papel é um programa socioambiental implementado em julho de 2005 por um grupo de empregados da Saneago que, voluntariamente, iniciaram ações de sensibilização por meio de educação ambiental e coleta seletiva de papéis nas unidades da Empresa. A partir de 2009, a equipe passou a integrar também empregados readaptados para desenvolverem
trabalhos consoantes com suas limitações, como atividades artesanais por meio do reaproveitamento de resíduos descartados.

+ INFO

No ano de 2014, iniciou-se a realização de coleta, tratamento e destinação final adequada de lâmpadas utilizadas, como forma de evitar contaminações ambientais e intoxicações. Já em 2019, o programa foi integrado à nova Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sumab) com o mesmo objetivo, o de institucionalizar programas ambientais existentes na Companhia e reformular as atividades de Educação Ambiental (EA). Neste mesmo ano, houve a implantação da coleta seletiva com destinação final adequada de Resíduos Recicláveis e Não Recicláveis, bem como de pilhas e baterias.

No mais, o Faça Seu Papel vem elaborando também novos programas que serão implantados,outros que estão em fase de estudo e análise, assim como demais projetos ainda em elaboração. Tais iniciativas são de grande importância, tanto para a Saneago, como para a sociedade em geral, pois contam com ações focadas nos princípios da economia circular. Além
de promover a sustentabilidade dos recursos naturais, elas visam melhorar a percepção dos colaboradores para que possam desenvolver as suas atividades com melhor nível de consciência ambiental, por meio de processos contínuos de redução, reaproveitamento e reciclagem. E contribuem, ainda, para a subsistência da Empresa, ao aprimorar sua estrutura de proteção ao meio ambiente, com rápida resposta às mudanças das condições ambientais, preparando-a também para as certificações.

No ano de 2020, o programa confeccionou 323 peças de artesanato e enviou para reciclagem 125 unidades de lâmpadas, 8,2 kg de pilhas e baterias e 21,67 toneladas de papéis, obtendo uma receita de R$ 5.755,30. Desde o início do Faça Seu Papel, foram recicladas 350 toneladas de papel.