Bem-vindo ao website de Relações com Investidores da Saneago
PT EN
Central de Atendimento 0800 645 0115
Últimas Atualizações

Projeto Produtor de Água

Programa
Produtor de Água
do Ribeirão João Leite

O Produtor de Água do Ribeirão João Leite busca garantir água em quantidade e qualidade para o abastecimento de Goiânia e Região Metropolitana. O Programa atua apoiando, orientando e certificando projetos que reduzam a erosão e o assoreamento dos mananciais, que promovam a recarga e a retenção de água no solo e protejam as nascentes por meio de várias iniciativas.

A degradação das bacias onera os custos de produção de água tratada, provocando inúmeros transtornos, não só para a nossa Companhia, mas também para a população. Além disso, o transporte de sedimentos pelos cursos d’água, situados acima do ponto de captação, pode reduzir a vida útil do reservatório do Ribeirão João Leite e comprometer a produção de água.

Desde 2016, as ações estão sendo desenvolvidas nos municípios de Ouro Verde de Goiás e Nerópolis, sendo que há 29 Projetos Individuais de Propriedades ativos. O Produtor de Água beneficia produtores rurais que, por meio de políticas e manejos conservacionistas, bem como de melhoria da cobertura vegetal, venham a contribuir para a recuperação ambiental, com efetiva redução da erosão e aumento da infiltração de água no solo. Também propicia a regularização da propriedade rural no Cadastro Ambiental Rural, o que permite ao produtor credenciado participar do Pagamento por Serviços Ambientais.

O Programa foi instituído em 2013, via acordo de cooperação técnica no 004/ANA 2013 celebrado pela Agência Nacional de Águas (ANA), Semad, Seduce, SED, Agetop, Emater, Agrodefesa, UFG, Faeg, Ministério Público e municípios da Bacia Hidrográfica do João Leite, que compreende Anápolis, Campo Limpo de Goiás, Goianápolis, Nerópolis, Ouro Verde de Goiás e Terezópolis de Goiás.