Programa Produtor de Água do Ribeirão João Leite


O Produtor de Água do Ribeirão João Leite busca garantir água em quantidade e qualidade para o abastecimento de Goiânia e Região Metropolitana. O Programa atua apoiando, orientando e certificando projetos que reduzam a erosão e o assoreamento dos mananciais, que promovam a recarga e a retenção de água no solo e protejam as nascentes por meio de várias iniciativas.
A degradação das bacias onera os custos de produção de água tratada, provocando inúmeros transtornos, não só para a nossa Companhia, mas também para a população. Além disso, o transporte de sedimentos pelos cursos d’água, situados acima do ponto de captação, pode reduzir a vida útil do reservatório do Ribeirão João Leite e comprometer a produção de água.
Desde 2016, as ações estão sendo desenvolvidas nos municípios de Ouro Verde de Goiás e Nerópolis, sendo que há 29 Projetos Individuais de Propriedades ativos. O Produtor de Água beneficia produtores rurais que, por meio de políticas e manejos conservacionistas, bem como de melhoria da cobertura vegetal, venham a contribuir para a recuperação ambiental, com efetiva redução da erosão e aumento da infiltração de água no solo. Também propicia a regularização da propriedade rural no Cadastro Ambiental Rural, o que permite ao produtor credenciado participar do Pagamento por Serviços Ambientais.
O Programa foi instituído em 2013, via acordo de cooperação técnica no 004/ANA 2013 celebrado pela Agência Nacional de Águas (ANA), Semad, Seduce, SED, Agetop, Emater, Agrodefesa, UFG, Faeg, Ministério Público e municípios da Bacia Hidrográfica do João Leite, que compreende Anápolis, Campo Limpo de Goiás, Goianápolis, Nerópolis, Ouro Verde de Goiás e Terezópolis de Goiás.