O Faça Seu Papel é um programa socioambiental implementado em julho de 2005 por um grupo de empregados da Saneago que, voluntariamente, iniciaram ações de sensibilização por meio de educação ambiental e coleta seletiva de papéis nas unidades da Empresa. A partir de 2009, a equipe passou a integrar também empregados readaptados para desenvolverem trabalhos consoantes com suas limitações, como atividades artesanais por meio do reaproveitamento de resíduos descartados.
O Programa Faça o Seu Papel é responsável pelo gerenciamento dos resíduos de atividades Administrativas, que são os resíduos gerados pelos colaboradores em suas atividades laborais e nos diversos espaços corporativos, tais como: salas, copas, cozinhas, pátios, banheiros etc.
Através de coleta seletiva, de logística reversa, e de algumas parcerias, o programa contempla as etapas referentes à segregação, coleta, manipulação, acondicionamento, transporte, armazenamento, tratamento, e destinação adequada com fins de diminuir a geração, proporcionar redução, ampliar o reaproveitamento, e a destinação para a reciclagem, e para a disposição final adequada.
É imprescindível, que o programa, atenda as especificações e normativas das legislações vigentes e o Plano Institucional de Resíduos Sólidos da Saneago – PIRS, bem como exerça a educação ambiental contínua visando melhorar a percepção dos colaboradores da empresa quanto à gestão de resíduos.